A brincadeira e as atividades
lúdicas são muito importante para o desenvolvimento psicológico,
social e cognitivo da criança, pois é através dela que ela consegue expressar
os sentimentos dela em relação ao mundo social.
As atividades lúdicas preparam a
criança para o desempenho de papéis social para a compreensão do funcionamento
do mundo, para demonstrar e vivenciar emoções. Para Vygotsky, a
brincadeira não é apenas uma dinâmica interna da criança, mas uma atividade
dotada de um significado social que necessita de aprendizagem.
Ao inserir atividades lúdicas,
nota-se nos alunos um entusiasmo maior em relação ao conteúdo que está sendo
trabalhado por haver uma motivação dos educandos em expressar-se livremente, de
agir e interagir em sala de aula. Quando o professor inova em metodologias e
abandona os métodos e técnicas tradicionais, descobre que o lúdico é eficaz
como estratégia do desenvolvimento e aprendizado na sala de aula.
Perceber e valorizar a
importância do lúdico em sala de aula é fundamental para que esta prática seja
cada vez mais comum e presente nas escolas. E o papel principal de implementar
e cultivar tal metodologia é dos professores, em seus planejamentos e programas
de aula, levando aos alunos uma forma mais leve, divertida e prazerosa de
aprender.
O lúdico vem como o diferencial
para a educação que necessita de mudança, de novidade, de estímulo e incentivo.
Trazer para as crianças e adolescentes um aprendizado que seja significativo e
ao mesmo tempo leve e prazeroso é renovar o modelo de escola que temos,
modificando a visão de lugar sério e chato, tornando-a um lugar mais
aconchegante para os que nela passam tanto tempo. Este pode ser um pequeno e
inicial passo para se superar a visão que se tem de escola, já ultrapassada,
por ser desinteressante.
Segue abaixo algumas sugestões de
atividades lúdicas que podem ser trabalhadas em sala de aula ou fora dela:
1. ABC das frutas
Esse é um exercício muito rápido
e dinâmico. Para começar, o professor deve citar as letras do alfabeto, uma a
uma, e aguardar as respostas dos alunos. Estes devem falar o nome de
frutas que iniciem com a letra indicada. Por exemplo:
- letra “A”: abacate, abacaxi;
- letra “B”: banana;
- letra “C”: caju, coco.
Assim deve ser até o fim do
alfabeto. As crianças adoram esse tipo de atividade porque podem falar à vontade.
Ao mesmo tempo, elas descobrem novos nomes e a existência de
inúmeras frutas, o que enriquece o vocabulário. O legal é que dá para
adaptar o ABC a outros temas, como animais, flores, nomes de
pessoas, partes do corpo etc..
2. Escultura com massa
de modelar
A tradicional massinha é um
excelente material para criar esculturas de bichinhos, pessoas ou qualquer
outro elemento que a criança desejar. A ação de manipular o produto contribui
para o desenvolvimento da coordenação motora e ainda exercita a musculatura das
mãos.
É interessante providenciar
massinha de modelar em diferentes cores para que os pequenos consigam
detalhar melhor as suas criações. No fim da atividade, o professor pode
expor as esculturas e pedir que os alunos descrevam o que fizeram.
3. Jogo de adivinhação
Para esse exercício, o educador
deve selecionar um aluno por vez e levá-lo para fora da sala. O objetivo é
citar um verbo, como “gritar”, “pular”, “correr” e, então, pedir que a
criança represente a ação aos colegas utilizando gestos e expressões
faciais.
O primeiro aluno que acertar a
palavra misteriosa será convidado a sair da sala para fazer a próxima mímica ao
restante da turma. Esse jogo de adivinhação é interessante porque faz com
que a criança aprenda a se expressar de maneiras diferentes da fala.
4. Dado divertido
Essa brincadeira exige atenção e
movimentação. Antes de começá-la, o educador deve confeccionar um dado e,
em cada face do brinquedo, escrever uma ação a ser realizada pelas crianças. As
palavras podem incluir: pular, rodar, sentar, acenar, deitar e abraçar.
Depois, o objeto é lançado e os
alunos devem falar a palavra apresentada enquanto executam a ação. Esse
exercício ajuda a associar determinados termos às ações que eles
representam. Também é bacana o professor customizar vários dados para englobar
outras palavras e, assim, enriquecer ainda mais o vocabulário dos pequenos.
5. Jogo dos 7 erros
A prof.ª escreve um texto conhecido (música, parlenda, etc.) e omite 7 palavras. O aluno deve descobrir quais são elas.
A prof.ª escreve um texto conhecido (música, parlenda, etc.) e omite 7 palavras. O aluno deve descobrir quais são elas.
6. Jogo da memória
O par deve ser idêntico e, em ambas as peças, deve haver a figura acompanhada do nome.
O par deve ser idêntico e, em ambas as peças, deve haver a figura acompanhada do nome.
São muitas opções, não é mesmo?
Considere que se tratam apenas de sugestões, afinal, existe um monte de
atividades para educação infantil. O importante é oferecer uma variedade
de práticas que possam desenvolver as habilidades das crianças e formar crianças mais
felizes e preparadas para a vida em sociedade.
Gostou dessas sugestões? Então
fique à vontade para deixar sua opinião sobre o assunto aqui nos comentários e
sugerir outras atividades para educação infantil que você conhece!
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