segunda-feira, 2 de setembro de 2019

A importância da atividade lúdica na sala de aula e sugestões de atividades para ser trabalhada em sala de aula


A brincadeira e as atividades lúdicas são muito importante para o desenvolvimento psicológico, social e cognitivo da criança, pois é através dela que ela consegue expressar os sentimentos dela em relação ao mundo social.
As atividades lúdicas preparam a criança para o desempenho de papéis social para a compreensão do funcionamento do mundo, para demonstrar e vivenciar emoções. Para Vygotsky, a brincadeira não é apenas uma dinâmica interna da criança, mas uma atividade dotada de um significado social que necessita de aprendizagem.
Ao inserir atividades lúdicas, nota-se nos alunos um entusiasmo maior em relação ao conteúdo que está sendo trabalhado por haver uma motivação dos educandos em expressar-se livremente, de agir e interagir em sala de aula. Quando o professor inova em metodologias e abandona os métodos e técnicas tradicionais, descobre que o lúdico é eficaz como estratégia do desenvolvimento e aprendizado na sala de aula.
Perceber e valorizar a importância do lúdico em sala de aula é fundamental para que esta prática seja cada vez mais comum e presente nas escolas. E o papel principal de implementar e cultivar tal metodologia é dos professores, em seus planejamentos e programas de aula, levando aos alunos uma forma mais leve, divertida e prazerosa de aprender.
O lúdico vem como o diferencial para a educação que necessita de mudança, de novidade, de estímulo e incentivo. Trazer para as crianças e adolescentes um aprendizado que seja significativo e ao mesmo tempo leve e prazeroso é renovar o modelo de escola que temos, modificando a visão de lugar sério e chato, tornando-a um lugar mais aconchegante para os que nela passam tanto tempo. Este pode ser um pequeno e inicial passo para se superar a visão que se tem de escola, já ultrapassada, por ser desinteressante.
Segue abaixo algumas sugestões de atividades lúdicas que podem ser trabalhadas em sala de aula ou fora dela:
1. ABC das frutas
Esse é um exercício muito rápido e dinâmico. Para começar, o professor deve citar as letras do alfabeto, uma a uma, e aguardar as respostas dos alunos. Estes devem falar o nome de frutas que iniciem com a letra indicada. Por exemplo:
  • letra “A”: abacate, abacaxi;
  • letra “B”: banana;
  • letra “C”: caju, coco.
Assim deve ser até o fim do alfabeto. As crianças adoram esse tipo de atividade porque podem falar à vontade. Ao mesmo tempo, elas descobrem novos nomes e a existência de inúmeras frutas, o que enriquece o vocabulário. O legal é que dá para adaptar o ABC a outros temas, como animais, flores, nomes de pessoas, partes do corpo etc..
2.  Escultura com massa de modelar
A tradicional massinha é um excelente material para criar esculturas de bichinhos, pessoas ou qualquer outro elemento que a criança desejar. A ação de manipular o produto contribui para o desenvolvimento da coordenação motora e ainda exercita a musculatura das mãos.
É interessante providenciar massinha de modelar em diferentes cores para que os pequenos consigam detalhar melhor as suas criações. No fim da atividade, o professor pode expor as esculturas e pedir que os alunos descrevam o que fizeram.
3. Jogo de adivinhação
Para esse exercício, o educador deve selecionar um aluno por vez e levá-lo para fora da sala. O objetivo é citar um verbo, como “gritar”, “pular”, “correr” e, então, pedir que a criança represente a ação aos colegas utilizando gestos e expressões faciais.
O primeiro aluno que acertar a palavra misteriosa será convidado a sair da sala para fazer a próxima mímica ao restante da turma. Esse jogo de adivinhação é interessante porque faz com que a criança aprenda a se expressar de maneiras diferentes da fala.
4. Dado divertido
Essa brincadeira exige atenção e movimentação. Antes de começá-la, o educador deve confeccionar um dado e, em cada face do brinquedo, escrever uma ação a ser realizada pelas crianças. As palavras podem incluir: pular, rodar, sentar, acenar, deitar e abraçar.
Depois, o objeto é lançado e os alunos devem falar a palavra apresentada enquanto executam a ação. Esse exercício ajuda a associar determinados termos às ações que eles representam. Também é bacana o professor customizar vários dados para englobar outras palavras e, assim, enriquecer ainda mais o vocabulário dos pequenos.
5. Jogo dos 7 erros 
A prof.ª escreve um texto conhecido (música, parlenda, etc.) e omite 7 palavras. O aluno deve descobrir quais são elas.
6. Jogo da memória
O par deve ser idêntico e, em ambas as peças, deve haver a figura acompanhada do nome.
São muitas opções, não é mesmo? Considere que se tratam apenas de sugestões, afinal, existe um monte de atividades para educação infantil. O importante é oferecer uma variedade de práticas que possam desenvolver as habilidades das crianças e formar crianças mais felizes e preparadas para a vida em sociedade.
Gostou dessas sugestões? Então fique à vontade para deixar sua opinião sobre o assunto aqui nos comentários e sugerir outras atividades para educação infantil que você conhece!

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