sábado, 31 de agosto de 2019

Estudo de caso

O lúdico na Educação Infantil: um estudo de caso na Creche Coração de Mãe, em Arapiraca – AL.

Objetivo desse estudo é investigar o desenvolvimento da prática lúdica na Creche Coração de Mãe, situada no município de Arapiraca - AL, e conhecer a importância da ludicidade no cotidiano da creche, identificar como as brincadeiras estão sendo inseridas e analisar o posicionamento dos professores em relação ao lúdico como estratégia de ensino. E se tem contribuído de forma significativa para o processo de ensino e aprendizagem das crianças. 

Foram feitas algumas perguntas à uma professora da creche, com objetivo de investigar o desenvolvimento da prática lúdica na Creche Coração de Mãe, como também identificar como as brincadeiras estão sendo inseridas no planejamento escolar e o posicionamento dos professores em relação ao lúdico.

Há existência de formação para os professores nessa área?

Professora: Já tivemos alguns cursos, que até oferecem sugestões de atividades lúdicas, mas nem todos os professores têm acesso.

Quais são as dificuldades de realizar atividades lúdicas no espaço escolar?

Professora: Acredito que a maior dificuldade é o pouco tempo que temos para planejar. Por que para desenvolver as atividades, nós precisamos conhecer e saber executar a atividade da forma correta. 

A escola oferece espaço e materiais para trabalhar com atividades lúdicas?

Professora: Sim, a escola dispõe de espaço físico para desenvolver atividades lúdicas, já os materiais são mais escassos. Dependendo da atividade a ser desenvolvida, às vezes a escola dispõe de material e outras vezes compram.

Como a ludicidade contribui para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças?

Professora: A criança se desenvolve em todos os aspectos. Elas desenvolvem a percepção, a coordenação motora, a linguagem, a relação um com o outro, a autonomia, desenvolve o aspecto global da criança, basta você usar a criatividade e ir adaptando aos objetivos que se deseja alcançar.

Quais tipos de atividades lúdicas que utiliza nas suas práticas e suas metodologias?

Professora: Fazemos várias atividades, a massinha de modelar, é uma das preferidas das crianças, e com ela podemos trabalhar a concentração, a coordenação motora, a imaginação. Também gostamos de brincadeira da forca, é uma maneira divertida de ensinar as letras do alfabeto para as crianças em processo de alfabetização.

Conclusão
Com isso, notamos que o lúdico simplifica e propicia o processo de aprendizagem infantil, sempre através de jogos e brincadeiras a criança aprende com prazer e de forma natural.


Fontes:

Blogs sugeridos para conhecer outras atividades lúdicas. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A importância da atividade lúdica na sala de aula e sugestões de atividades para ser trabalhada em sala de aula

A brincadeira e as  atividades lúdicas  são muito importante para o desenvolvimento psicológico, social e cognitivo da criança, pois é atr...